Campo dos pesadelos

O que fazer para nivelar o futebol do país por cima? Rezar?

Cai um técnico e aí vem a CBF ferrar a vida de um time nacional. Sempre é assim.

Eles não tem plano B nunca. O ideal é nivelar por baixo, como de costume.

E isso é um reflexo total da política, cultura e educação desse fisco chamado Brasil. Enquanto o foco for sempre o que está embaixo, como se isso fosse parâmetro para um real crescimento, as coisas não andarão. Tudo está na mesma. E não mudará.

Primeiro o caso Dunga. Ele foi técnico, se não me engano, somente do Internacional. Um clube só. Mesmo assim ele poderia ter arrebentado por lá. Ganhado o brasileirão, o gaúcho, o farroupilha, o torneio bombacha… qualquer coisa. Ainda assim, seria só um clube. E é isso que quero dizer. É preciso vivência, mudanças, oscilações para poder assumir algo tão grande e tão desgastado e fragilizado como está a seleção brasileira.

Mas um ponto tem de ser ressaltado. A culpa não é dele. Dunga foi convidado. E como convidado, acho que ele fez o certo. Aceitou. Nada a mais para acrescentar. Dunga fez o que se esperava dele e da experiência que ele tinha.

Bom, por aí já dá para perceber que realmente o erro, para ainda ser educado, vem de cima. E isso mostra como estamos hoje. Não só no futebol, mas principalmente na política. Sem comando, sem rumo e só com bandidos, vagabundos e gente despreparada para dizer que está no poder. O poder pelo poder. E a CBF só é um reflexo.

O nosso futebol morreu. Já tem tempo isso. Não adianta fazer um amistoso contra a Argentina, ganhar e falar: beleza, ainda somos grandes. Grandes merdas, só se for. E veja essa Copa América. Bastou o Brasil perder e pronto. Ah, o campeonato não vale nada. Como assim?

É a mesma coisa sempre. Criou-se um péssimo costume de querer ser o dono da empresa, mas sem passar pelas dificuldades diárias de um empresário de verdade e nem muito menos ter sido funcionário algum dia na vida. Quer outro exemplo de grandeza sem freio? Dirigir.

Hoje tem muita gente dirigindo sem nunca ter feito auto escola. Aliás, não tem carteira mesmo. E compram um supercarro e acham que são donos da rua. Inclusive passando por cima de pedestres, ciclistas e até deles mesmos. A vida não tem mais valor.

E os craques do Brasil. Vou só me ater ao Neymala. É fácil perceber quando ele mesmo escreve e quando algum assessor pegou o telefone da mão dele e falou: Castigo para você! Agora eu que escrevo e arrumo tuas bobagens. Foi o que aconteceu dessa vez. E, fora isso, mais uma vez ele não ajudou na hora do vamos ver. Fraco demais.

Times nacionais

Só para perceber como nosso futebol não tem muito mais futuro mesmo, o Corinthians, o time que tem o técnico Tite e que está sendo requisitado pela CBF, precisará, mais uma vez se reinventar. Este ano começou com um time todo reformulado por conta de venda de jogadores para o exterior. E, quando está se estabilizando, vem a própria CBF para quebrar esse ciclo. Ou seja, nenhum cuidado com os times nacionais. Um time que tem mais de 30 milhões de torcedores, que se sentem prejudicados mais uma vez pela própria CBF. São 30 milhões de torcedores a menos torcendo para o time da casa (o Brasil). Hoje os clubes valem mais que uma seleção. Os próprios jogadores mostram isso.

Resumindo, nem rezando o futebol voltará a ser como era. Deus tem assuntos muito mais importantes para fazer. E o Cristo Redentor está cada vez mais com vergonha de estar no Rio. Vergonha de estar no Brasil. Vamos ver a Eurocopa que é uma Copa de verdade. Inclusive por não ter Brasil nem Argentina. Vá, a Argentina faz falta. O Chile também. Brasil… só sono.

photo-1439736637365-748f240b24fb

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s