#percepção na corrida

O que seria a percepção na corrida?

Tenho lido a respeito e hoje coloquei em prática. Foi até sem querer. Explico.

Fui até a ACM para fazer um treino rápido, na esteira. Antes mesmo de eu entrar, o professor Jefferson já estava na porta e me parou. Me pediu só para deixar as coisas e sairmos para correr. Deixei tudo no balcão e fui com ele e mais dois alunos. Uma outra aluna encontrou conosco já num outro ponto do treino. Ela foi de carro.

Nós quatro saimos correndo. Um percurso com grau médio de dificuldade. Subidas, curvas, ruas de paralelepípedos e, apesar do horário – 6:30 am, já tinha bastante carro e ônibus nas ruas. Afinal hoje é quinta-feira. Ainda!

O trajeto já começava subindo e nós correndo. Iríamos até o bosque Maia. Eu estava sem relógio, celular, GPS… estava pelado!

Como me controlar? Como saber qual o ritmo imprimir? Será que já deu o primeiro quilômetro?

Aí é que comecei a entender e relembrar a percepção da corrida. Antes eu corria assim. Falava que daria 5 voltas no trajeto e dava. 10 voltas na pista e fazia. O tempo? Eu marcava só a hora que comecei e a que terminei. Às vezes nem isso. Contava as voltas e pronto. Aí ia avaliar o corpo.

Corpo dolorido, fôlego no limite, corrida pesada. Corpo leve, fôlego normal e recuperado, corrida tranquila… E por aí ia. Eu não sabia nada de corrida, mas na verdade sabia tudo! Quem controlava minha corrida e meu corpo era o meu próprio físico. Sem GPS, sem planilhas, sem Strava ou qualquer app de corrida.

De volta ao treino do dia

Continuando nossa corrida do dia, pegamos a descida da avenida Tiradentes e chegamos ao bosque. Fizemos duas voltas lá e voltamos por onde viemos. Ou seja, agora era hora de subir! O corpo sente, o fôlego vai pro pé, a postura muda fica um pouco mais curvada e a cabeça pede para diminuir o ritmo, mas sem parar!

E assim foi. Cheguei de volta até a ACM. O pessoal chegou um pouco depois mas todos satisfeitos. Eu me senti leve, sem a preocupação de olhar no relógio o tempo todo. Foi muito proveitoso e farei mais treinos assim. Certamente.

Deixe uma resposta

