Piquete/SP – Corrida noturna de montanha

Sábado finalizamos a 8ª etapa do paulista de corridas de montanha. O campeonato está chegando ao fim.
Para nós, faltam duas etapas para finalizar a mandala (Atibaia e São Bento do Sapucaí). São 11 provas, uma é bônus. E não iremos (Mogi).

Mas essa última prova, reservou algumas surpresas. Primeiro que não teve prévia do percurso nem da altimetria. Nem descrição de como seria (se teria riachos, pastos, trechos de single track…). Teve tudo.

Depois, a prova passou por pontos que, ao meu ver, não eram difíceis, mas sim perigosos. Em um deles, ficou parada uma garota com o pé machucado. Avisamos o staff do próximo posto. No fim da prova vimos ela chegando. Mancava, com um apoio improvisado. O trecho que ela se machucou era do lado de uma ribanceira que beirava uma estrada, abaixo uns 20 metros. Poderia-se ter feito outra trilha, logo do lado. Inclusive, quem escolhe o percurso curto, o faz não por só achar menor o trajeto, mas também por deduzir que será mais leve. Acho que deveria ser assim, no curto. Mas não é.

Por alguns motivos como os já citados, resolvemos correr juntos. E largar atrás. Assim, iríamos mais curtir o trajeto do que se preocupar com pontuação (assunto que já desencanamos). E poderíamos tirar nossas tradicionais fotos, que havíamos deixado de lado, por causa desse tal de ranking. Pilha a tôa.

Vou fazer uma defesa a organização: vejo que alguns atletas precisam entender melhor o que é correr na montanha. Quando chegam no fim de um morro, descambam a correr na ladeira. Sem técnica nenhuma. Usam tênis inadequados, de rua. Inclusive, essa atleta que citei, subiu o 1º km falando que fazia 21k. E dai? Nada disso vale numa prova de montanha noturna com 13 km. Isso que ela foi para o percurso de 6 km.

No final, para nós foi bem divertido. Acabamos a prova felizes e inteiros Hoje, estamos sem dor alguma, inclusive nos pés. E o melhor. Estamos prontos para outra. Ótimo é que amanhã já tem treino de funcional. Lasqueira.

Bóra pra Montanha.

Próxima semana: Big Biker em Pinhal.

 

2 comentários sobre “Piquete/SP – Corrida noturna de montanha

Deixe um comentário